fbpx

O QUE CAUSA A BAIXA AUTOESTIMA?

baixautoestima

Tempo de leitura: 3 minutos.

Sabia que a baixa autoestima é quase sempre curável? Porque normalmente não é causada por influências hereditárias ou ancestrais, a causa da baixa autoestima pode ser tratada removendo-a do quadro envolvente. A maioria dos psicólogos concorda que quando as pessoas têm uma visão crítica ou negativa de si próprias, a causa é geralmente ambiental. Assim, basta remover o ambiente que está a causar uma baixa autoimagem e a autoestima saudável começa a desabrochar. Por exemplo, impedir um agressor de abusar física e mentalmente de uma criança, e a autoestima começa a voltar ao normal.

A psicologia de hoje tem apontado vários influenciadores chave da baixa autoestima. Está algum dos seguintes fatores presentes na vida de uma criança ou adulto que sabe que tem uma má autoimagem?

– Abusos emocionais, sexuais ou físicos

– Pais constantemente em conflito – As crianças culpam-se frequentemente por pais que estão sempre a discutir e a lutar, conduzindo a uma autoimagem pobre e a uma culpabilidade imerecida.

– Números de autoridade crítica e professores – Isto acontece mais frequentemente com crianças e adolescentes. Os jovens olham para figuras de autoridade, e quando o campo não se mede, pode surgir uma baixa autoestima.

– Mau desempenho na sala de aula combinado com a falta de apoio dos pais e dos professores

– Comportamento de intimidação dos pares – Isto também pode incluir comportamentos de intimidação dos adultos e de pessoas mais velhas, e pode fomentar uma autoimagem pobre mesmo quando os pais e amigos apoiam uma criança ou adulto.

– Culpa causada por sistemas de crenças ou religiões – Quando uma pessoa se sente constantemente culpada por causa de um conjunto particular de crenças, é difícil para essa pessoa ter uma autoimagem positiva.

– Redes sociais e outras influências sociais que pintam expectativas irrealistas.

Anúncio

Isto não é, de forma alguma, uma lista completa de fatores que podem estar a causar baixa autoestima em alguém que você conhece. Se reparou, todas estas causas principais de uma autoimagem pouco saudável e pobre têm origem fora do comportamento de uma pessoa. Não é normal ou natural que os seres humanos se sintam negativamente consigo próprios – esse comportamento tem de vir de influências externas.

 

Por outras palavras, todas estas são causas externas. E isso é uma grande notícia, porque significa que quando essa influência negativa é removida, uma autoimagem saudável e positiva pode ser nutrida.

 

Pense em alguém que você conhece que sofre de um constante sentimento de fracasso, da incapacidade de “medir” e de outras áreas onde lhe falta autoconfiança. Olhe para a lista acima, e veja se consegue localizar algumas influências negativas. Envolva-se com o prestador de cuidados, pais e figuras de autoridade envolvidas na vida dessa criança ou adulto.

 

Discuta as suas preocupações e fomente constantemente um nível positivo e elevado de autoestima no indivíduo em questão. Na maioria dos casos, o aconselhamento não é necessário para regular uma autoimagem saudável, uma vez que remover as causas externas, ambientais, faz maravilhas à autoestima de alguém.
O que acho deste artigo? Deixe o seu comentário.

Você quer receber em primeira mão mais artigos como esse?

Subscreva à nossa lista VIP e receba em primeira mão os artigos e as nossas ofertas e descontos em nossos produtos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

fr_FRFrench