fbpx

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando miúdo, com os meus oito, dez anos, o meu avô repetia-me sempre este provérbio popular: o saber não ocupa lugar. Era o seu jeito de motivar-me a aprender sempre mais, a abrir a minha mente e alicerçar o meu cérebro com tudo aquilo que podia absorver e vivenciar.

A nossa existência depende do aprendizado. Informação e educação continuada nutrem as nossas mentes. O poder da aprendizagem ao longo da vida é essencial para todas as ocupações e organizações. Devemos continuar a aprender a desenvolver habilidades de pensamento crítico e descobrir novas formas de nos relacionarmos com as diversas culturas. A mudança é inevitável. As mudanças acontecerão na sua carreira e na sua vida pessoal. Com a aprendizagem ao longo da vida, você estará mais bem preparado para lidar com a mudança.

Será benéfico se você continuar aprendendo a aumentar o seu conjunto de habilidades e desenvolver oportunidades futuras. Para isso, você precisa ser automotivado e persistente na aquisição do conhecimento. Evitar a estagnação e atingir todo o seu potencial faz parte da sua carreira e desenvolvimento pessoal. Todos agora têm acesso ao conhecimento. Aqueles que se recusam a aproveitar esta oportunidade permanecerão onde estão, as suas capacidades diminuindo com o tempo. Nunca pare de aprender por essas sete razões.

Você se beneficiará da aprendizagem ao longo da vida dessas sete maneiras.

  1. Permaneça relevante

Mantendo-se atualizado e lendo as informações mais recentes, você pode se manter informado sobre as últimas tendências e adaptar o seu conjunto de habilidades. Ao fazer isso, você continuará sendo um ativo valioso na sua área de competência.      

  1. Esteja pronto para qualquer coisa que possa acontecer

Quando você está constantemente aprendendo novas habilidades, você está preparado para as mudanças inesperadas que podem ocorrer no seu caminho. Seja o desenvolvimento de novas tecnologias, novas técnicas de vendas ou desenvolvimento pessoal, todas as novas habilidades o ajudarão a aceitar as novas oportunidades se ocorrer uma mudança inesperada.

3. Destaque o seu perfil

Aprender e melhorar irão ajudá-lo a se destacar e crescer na sua carreira. Essas novas habilidades irão ajudá-lo a se destacar para clientes em potencial ou apresentá-lo às pessoas que pensam como você. Adicionar as suas habilidades ao seu perfil e expandir a sua rede irá beneficiá-lo quando você mudar para uma nova vocação.

  1. A confiança vem da competência

Quando aprendemos coisas novas e ajudamos mais pessoas com essas habilidades, ficamos mais confiantes. Além disso, você se sentirá mais confiante para enfrentar mais desafios!

  1. O conhecimento é uma fonte de inspiração

A aquisição de novas competências irá revelar novas possibilidades e ajudá-lo a encontrar soluções inovadoras para os problemas. O seu salário pode aumentar como resultado.

  1. Função do cérebro saudável

Hoje é amplamente reconhecido que a aprendizagem ao longo da vida pode melhorar a saúde mental. Por exemplo, a leitura, mesmo por um curto período, pode diminuir os níveis de stresse. Há também evidências que sugerem que aprender um novo instrumento pode prevenir o declínio cognitivo.

Por último, a pesquisa é clara: a aprendizagem ao longo da vida pode manter o cérebro afiado e ativo, aumentando assim a expectativa de vida.

7ª razão para continuar a aprender

Qual é a sua razão para não parar de continuar a aprender?
Compartilhe connosco no comentário abaixo. É algo inesperado? Um desafio para afiar o cérebro. kkkkkkk 😊

Conheça o seu estilo de aprendizagem

Todo o mundo aprende de forma diferente. Conhecer o seu estilo de aprendizagem único dar-lhe-á uma visão melhor para aprender novas habilidades e reter informações. Algumas pessoas podem ser uma combinação de técnicas de aprendizagem também. Descubra abaixo qual estilo combina com você.

Visual: Este estilo de aprendizagem prefere imagens, diagramas, imagens e aprendizagem espacial. Você é um aprendiz visual se aprende melhor lendo, olhando gráficos ou mudando imagens!

 

Auditivo: Os alunos auditivos aprendem informações através do som ou do ritmo. Eles geralmente preferem a instrução falada à instrução de leitura e gostam de palestras e seminários, ouvem música enquanto estudam e frequentemente criam músicas sobre informações para ajudá-los a lembrar.

 

Cinestésico: Este tipo de aprendizagem envolve movimento e participação prática. Se você achar difícil sentar e prestar atenção por longos períodos, você pode ser um aprendiz cinestésico.

 

Social: Fazer parte de um grupo ou equipa facilita o aprendizado de novas informações para os alunos sociais. Normalmente, desfrutar de brainstorming, desporto em grupo e atividades sociais significa aprender melhor num ambiente de equipa.

Como aprender algo novo todos os dias:

  • Ouça podcasts e entrevistas com pessoas informativas ou informações relevantes.
  • Arranje tempo para ler diariamente.
  • Confira as últimas tendências e novas tecnologias.
  • Leia revistas e artigos online.
  • Faça networking com pessoas entusiasmadas e determinadas.
  • Participe de treinamentos e eventos.
  • Viaje e explore novos lugares.
  • Desfrute de diferentes tipos de alimentos e culturas.
  • Faça cursos de aperfeiçoamento no Google, Hubspot Academy, Udemy, LinkedIn ou Youtube.
  • Seja criativo com diferentes formas de arte.
  • Pratique jogos que desafiam a mente e exigem estratégia.
  • Aprenda a usar a nova tecnologia.
  • Converse com novas pessoas e ouça as suas perspetivas.

Conclusão

O cérebro e você funcionam melhor quando estão em aprendizagem constante. A etapa final e mais crucial da sua decisão de iniciar uma nova iniciativa de aprendizagem é se comprometer com ela. Quando você tiver expectativas realistas e motivação para ver isso, comprometa-se com isso e não dê desculpas. Mantenha sempre a mente aberta. Considere diferentes perspetivas e peça esclarecimentos quando necessário. Seja curioso, e se a sua intenção for sincera, haverá pessoas que vão querer apoiá-lo e ajudá-lo. Faça coisas que você nunca fez antes. Não desista. Mantenha-se informado e reflexivo. Aprender mantém a vida animada e interessante, quem não quer isso?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée.

fr_FRFrench