fbpx

COMO IDENTIFICAR AS SUAS CRENÇAS LIMITANTES

COMO IDENTIFICAR AS SUAS CRENÇAS LIMITANTES

Pleased dark skinned attractive young female model with bushy Afro hairstyle closes eyes, enjoys favourite music, spends free time alone, has broad smile. People, leisure and happiness concept

Tempo de leitura: 4 minutos.

Alguma vez você fez uma declaração do tipo “Não tenho dinheiro para isso” ou “Não tenho tempo, e não sou suficientemente forte”? As crenças limitantes são aquelas que a confinam e a definem incorretamente.

As crenças limitantes são as mentiras ou desculpas que dizemos a nós próprios e que acabam por nos impedir ou atrasar o sucesso. A maioria das crenças limitantes são subconscientes e começaram na infância, quando as regras e os limites foram impostos. Por mais cruciais que estas regras e diretrizes fossem para o sucesso de cada aluno, foi provavelmente aqui que você começou a desenvolver as crenças limitantes. Estas crenças limitantes podem impedir-nos de viver uma vida inteira como adultos. Ainda temos regras a seguir, mas são menos e as conquistas são intermináveis. Embora não tenha de aderir aos mesmos padrões e regulamentos de uma criança ou um jovem adulto, isso não significa que a sua mente mudou para saber melhor.

É sua responsabilidade reconhecer e quebrar estas crenças limitantes para alcançar todos os objetivos impressionantes que você tem. Este artigo irá mostrar-lhe como identificar as suas crenças limitantes e superá-las para você poder alcançar a excelência na vida.

Identifique as suas crenças

Existem algumas formas de identificar as suas crenças limitantes e todas requerem uma reflexão pessoal. Pode até ser útil trazer uma amiga próxima ou uma colega de trabalho para ajudá-la a identificar as suas crenças limitantes através de uma conversa aberta. Pode ser um desafio identificar as crenças limitantes, mas aqui estão alguns exercícios que você pode fazer para ajudar a encontrá-las.

Faça uma lista das suas próprias crenças

Tome tempo para escrever quaisquer crenças que você possua e que sejam importantes para si e influenciem a sua vida quotidiana. Depois, pode agrupar estas crenças em diferentes categorias, como finanças, família, relacionamentos e saúde. Quando o tiver feito, considere as que limitam o seu crescimento e as que fortaleçam.

Analise o seu comportamento

Também pode avaliar o seu comportamento para identificar as suas crenças limitantes. Por exemplo, considere as situações em que tenha agido negativamente ou de forma pouco saudável e por que razão se comportou dessa forma. As crenças limitantes podem ser a causa subjacente ao seu comportamento tóxico, se você o examinar de perto.

A título de exemplo, se você achar difícil falar de dinheiro ou de uma situação financeira, pode ter a crença limitante de que o dinheiro é horrível e gera conflito, o que torna as conversas difíceis, mas necessárias, sobre orçamento, reforma e finanças gerais na vida. Consequentemente, causando conflitos relacionais quando o dinheiro está envolvido, por exemplo, casamento e negócios.

Também pode ser um excelente momento para trazer um indivíduo de confiança para a ajudar a identificar as suas crenças limitantes durante este processo de análise. Por exemplo, observe para onde vai o seu diálogo interior quando alguém a elogia. É gratidão ou desconfiança? Se é desconfiança, é muito provável que haja uma crença limitante a surgir no canto da sua mente. Analise esse momento e veja se consegue descobrir a crença limitante e que pensamento novo e mais positivo a pode substituir.

Onde você é repetidamente desafiada?

Pense nos momentos em que se debate repetidamente. Talvez, nunca tenha sorte em relacionamentos românticos ou procrastine consistentemente quando uma tarefa específica precisa de ser feita. Estes desafios podem indicar uma crença limitante. Sempre que escrever uma área de desafio, tome nota de qual dos seus pensamentos a pode estar a atrasar. Por outras palavras, se estiver constantemente a esforçar-se para se exercitar, descubra o que pensa sobre a saúde e o bem-estar e o quão acessível é para si. Qual é a crença limitante, a desculpa consistente ou a falta de confiança que aa impede de alcançar esse objetivo?

Aplique a mudança para quebrar as barreiras

Para começarmos a deixar de lado a crença limitante, precisamos de deixar de lado a certeza. Como humanos, amamos a estabilidade, o conforto e a certeza. No entanto, a certeza também o pode refrear. É o que a impede de deixar relações pouco saudáveis, iniciar aquele negócio que deseja ter, viajar para aquele lugar distante que o intriga, e o impede de deixar aquele emprego que odeia. A certeza pode ser uma assassina dos sonhos. Combinar a certeza com as crenças limitantes irá mantê-la preso na infelicidade e na insatisfação durante muito tempo. Portanto, comecemos pela eliminação da certeza e depois mudemos essas crenças limitantes.

Uma vez entendido que a certeza precisa desaparecer, é tempo de começar a mudar o diálogo interno. Na maioria das vezes, o diálogo interno negativo diz-lhe porque não consegue atingir os seus objetivos. Infelizmente, o diálogo interno é constante, e temos de mudar o diálogo interno negativo com pensamentos positivos, que dão vida, que dão poder. Uma vez identificadas as suas crenças limitantes, escolha uma nova crença fortalecedora para as substituir. Depois, aplique esta nova crença sempre que sentir que a única crença limitante se aproxima. Fazendo isto, criará um novo hábito de pensamento e lentamente mudará a sua mentalidade e eliminará as crenças limitantes ao longo do tempo.

Em alguns casos, recorrer a um coach de mentalidade pode ajudar a identificar e a superar as suas crenças com as crenças fortalecedoras.

Se você gostou do nosso post, compartilhe! E se está confiante em acabar com as suas crenças limitantes e aprender a crescer cada vez mais, eu ofereço programas de coaching para superar os seus bloqueios de mentalidade, aumentar a sua autoconfiança e obter clareza quanto aos seus objetivos pessoais, profissionais ou de negócios.

Um abraço e até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

One thought on “COMO IDENTIFICAR AS SUAS CRENÇAS LIMITANTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese