fbpx

3 CHAVES PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA

3 CHAVES PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA

Beautiful young woman feeling very excited and raising her arms, celebrating success against pink background

Tempo de leitura: 3 minutos

Como coach por vários anos, aprendi que a chave para o sucesso é a autoconfiança, tanto para mim quanto para os meus clientes.

Claro, ser autoconfiante é bom! No entanto, a autoconfiança também se manifesta nas outras áreas e cria relacionamentos mais saudáveis, resiliência, melhor desempenho no trabalho e coragem para experimentar coisas novas. Existem muitas estratégias, formas de pensar, padrões de comportamento e dicas práticas para você melhorar a sua vida e autoimagem, mas nenhuma delas vale nada sem fundamento. Você sabe no fundo, quem você é, e essa é a base. Seria melhor ter um certo nível de confiança para encontrar isso e mostrar o seu verdadeiro eu.

Aqui estão as três chaves para a segurança interior absoluta.

1. Conheça os seus valores.

Uma pessoa deve conhecer e entender os seus valores para se sentir genuinamente confiante por dentro. Como parte de quem você é, os seus valores são os blocos de construção, as fundações e os pilares de quem você é. Sejam crenças, progresso, família, diversão, natureza, realização ou liberdade, um valor que você mais preza.

O que faz você sentir-se zangado, frustrado, desmotivado ou desanimado ao encontrar algumas pessoas e situações? É claro que pensamos negativamente quando um ou mais dos nossos valores são negados, suprimidos ou reprimidos, pois isso diminui um elemento fundamental das nossas identidades. Mas, por outro lado, você conhece aqueles momentos em que se sentiu vivo, único ou emocionado? Esses são os momentos em que você honrou os seus valores. Você precisa chegar a um ponto em que esteja a vivenciar um alinhamento preciso, assim, de forma consistente.

Os seus valores são todos seus, e não importa o que aconteça, ninguém pode tirá-los. No entanto, você pode ter absoluta confiança neles porque eles estão lá o tempo todo, apenas a espera que você os perceba e os use.

Quando você conhece os seus valores, pode começar a fazer escolhas e alinhar a sua vida em torno deles. Conversar com um coach para reconhecer e honrar os seus valores é o primeiro passo para ver onde a mudança precisa ocorrer. Fazer esse autoinventário o ajudará a ganhar confiança em si mesmo e em quem você é.

2. Exercite o seu “músculo” de confiança.

Você precisa exercitar a sua confiança para garantir que ela não diminua ou definhe. Considere o caso de alguém que não corre muitos riscos, passa pelo seu dia a dia fazendo o que tem que ser feito e fazendo bem-feito, mas não expandindo muito os seus horizontes. Porque algo seja muito assustador ou, porque não ser quem ela é, ou ela não queira isso, ela pode se convencer a não fazer isso.

É esse tipo de pessoa que vive dentro dos limites do seu conhecimento e conforto. Assumir um risco mais insignificante exige que ela seja menos confiante e, como resultado, fica menos satisfeita.

Não importa quão grande ou pequeno, corra riscos para exercitar o seu músculo de confiança. Você pode obter ganhos da caminhada numa direção desconhecida, da ação de tentar algo novo ou tentar algo um pouco diferente. Você pode abrir-se mais às possibilidades ao seu redor e se esforçar para aprender, crescer e se tornar mais. Você desenvolverá mais confiança quanto mais flexível estiver para riscos, oportunidades e possibilidades. 

3. Observe o que você diz para si mesmo.

Todos nós falamos para nós mesmos enquanto pensamos sobre as coisas. Dizemos algo como: “Eu nunca conseguiria fazer isso” ou “nunca terei sucesso”. Esse tipo de conversa interna pode ser bastante negativa e sabotar os nossos objetivos e a nossa alegria. É verdade que criar novos pensamentos e novas crenças nas nossas cabeças que sejam mais positivos leva tempo e consistência. Todavia, é essencial estarmos atento ao que estamos a fazer e a pensar para fazermos uma mudança geral e estabelecermos novos hábitos.

As crenças são os pensamentos que você assume como verdadeiros e vive em função deles. Substitua as suas antigas crenças por uma ou duas novas e positivas e adicione mais até desenvolver uma nova mentalidade. As crenças devem ser pessoais para o que você precisa; no entanto, aqui estão algumas crenças positivas para implementar.

  • Eu sou confiante.
  • Eu sou grato(a) por tudo que tenho na minha vida.
  • Eu sou inteligente e focado(a).
  • Hoje é um dia fenomenal.
  • Estou crescendo.
  • Estou aprendendo.
  • Vou superar isso (ou estou superando isso).
  • Estou fazendo a alteração correta.
  • Eu nasci para ser um vencedor, uma vencedora.

A vida fica mais fácil quando você sente genuinamente a confiança interior. A confiança interior é um dom que se manifesta de muitas maneiras. E o melhor de tudo é que é algo que você controla. Essa lista fornece algumas maneiras de começar a aumentar a sua autoconfiança. Aprender a agir com confiança pode ajudá-lo a sentir-se mais satisfeito em muitos casos. Além disso, é sempre útil ter alguém ao seu lado ao fazer as mudanças significativas na sua vida. Conseguir um coach de mentalidade pode ajudá-lo significativamente a desenvolver novas crenças, a alcançar os seus objetivos e criar a vida que você sempre sonhou.

O que você achou das nossas dicas?

Deixe o seu comentário!

Está interessado em saber como o coaching pode ajudá-lo a desenvolver a sua autoestima? Agende uma sessão grátis, sem compromisso e vamos começar. Desbloqueie o seu potencial, alcance a felicidade e a realização profissional com mais facilidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese